quarta-feira, 30 de abril de 2008

Alguns dos lugares previstas para o PA08



Santarém (meio caminho entre Belém e Manaus), aonde o Rio Tapajós deságua no Rio Amazonas, temos uma comunidade relativamente antiga que por causa da distancia do Focolare em Belém precisaria uma continuação de reforço. São 3 dias de viagem de barca de Belém ou uma hora de vôo. Existem também cidades ao redor como Porto de Trombetas (aonde existe uma grande mineração de bauxita), Juruti, Alenquer e Monte Alegre que pudessem ser visitadas. Santarém se distingue por um grupo de Famílias Novas e de jovens. O bispo é muito aberto e favorável ao movimento.
(Foto do encontro com Dom Esmeraldo no PA07 em STM)




Curupaiti se situa na região chamada também “Salgado” (isto é a região na costa atlântica do Pará). No ano passado foi incluido no PA. É uma pequena, mas viva comunidade, recém formada e composta de jovens e de famílias, poucos kilometros antes de Viseu no extremo do Pará direção Maranhão (são 5 horas de carro de Belém, os últimos só de estrada de chão). No ano passado se reuniram 150 jovens e quase 300 pessoas para a Mariápolis. Outras cidades como Viseu, Bragança e Augusto Correia poderiam ser visitadas na semana antes.


No extremo oeste do Amazonas, existem lugares onde os bispos gostariam uma atuação para o PA08, mas onde não tem internos do movimento que poderiam garantir uma continuação. Vamos estudar como poderemos atender:



poderemos incluir Humaitá (Amazonas, sede da diocese, a partir de Porto Velho no Rio Madeira, 250 km com estrada de chão) e talvez também Guajara-Mirim (Rondônia) no Rio Mamoré (450 km, tem estrada).


Nos outros lugares (Porto Velho, Sul de Rondônia, Rio Branco) vamos dar continuidade e aprofundar a formação com a comunidade local.