quinta-feira, 31 de julho de 2008

2ª Edição do Projeto Amazônia em Santarém - Pará


No período de 17 a 27 Santarém recebeu 13 integrantes do Movimento dos Focolares, vindos de Belém, Manaus e Castanhal, que juntos com a comunidade local desenvolveram várias atividades como: retiro de formação para os coordenadores, visitas nas paróquias e movimentos eclesiais, divulgação na imprensa católica e encontros para adolescentes, jovens e adultos. Foram dias plenos de alegria e comunhão em clima de família sobrenatural.


Dia de retiro - Todos cantam, fazem reflexão sobre o tema JESUS EM MEIO e dividem as equipes para os dias
de trabalho que se seguirão


Os adolescentes em contato direto com a natureza
O encontro para adolescentes aconteceu dia 22 na maravilhosa Escola da Floresta, local de reserva ambiental administrado pela Secretaria Municipal de Educação, situado em Alter do Chão, onde participaram cerca de 30 adolescentes para um dia de atividades. O programa consistiu de: caminhada educacional através de trilhas ecológicas, dinâmicas de grupos – canções, palestras e oficinas artísticas – tendo como temática a Regra de Ouro Não fazer aos outros aquilo que você gostaria que não fosse feito à você.



Entrada da Escola da Floresta......................................Uma das trilhas



Dinâmica para se conhecerem............................... . D Dança

..

Oficina de música................................................Salão ecológico

Foi um dia diferente, pois além de conhecer novos amigos, pude colocar em prática a Regra de Ouro, conforme declarou um dos adolescentes.


Encontro de conclusão

De 25 a 27 no Centro de Formação Emaús, pertencente a Diocese, aconteceu o encontro de conclusão do Projeto Amazônia com a participação de cerca de 90 pessoas, aprofundando o tema sejam uma família. A programação foi composta com a exibição de vídeos, palestras e temas como: o Amor recíproco, A família no pensamento de Deus, reflexões para a vivência diária da Palavra, reuniões de grupos para a troca de experiências, atividades culturais e recreativas.


A chegada.........................................................O Centro de Formação Emaús

Reunião de grupo................................................Experiências de vida


Jogos ao ar livre.................................................Noite cultural - os dons de cada grupo

O encontro foi todo envolvido pelo clima especial de reciprocidade como se pode constatar na impressão de um dos participantes: “....a convivência com gente de diferentes pensamentos, temperamentos, virtudes e defeitos ajuda as pessoas a perceberem e superar alguns preconceitos. A troca de informações e experiências de cada um propõe uma nova maneira de viver......posso dizer que minha presença nesse encontro não foi em vão. Aproveitei cada momento seja nas conversas na hora do almoço, nos belos cantos da missa, no zelo e respeito pelo próximo. O amor é construído no dia-a-dia e requer esforço, mas nada que seja impossível. Agradeço ao Movimento dos Focolares pela transformação que em mim vive agora!”

terça-feira, 29 de julho de 2008

Saudações especiais do sul do Pará

Caríssimos Missionários do Projeto Amazônia!
Muito obrigado pela vossa comunhão de vida!
É como ler o evangelho atualizado da volta dos apóstolos quando contam a Jesus suas experiências! Renovo o pacto de unidade com todos vocês para que Jesus no meio continue VIVO, fazendo de todos uma só Família!
Pe. Zezinho (Redençaõ - MissãoIndígena dos Kaiapós)

Encontro de conclusão em Porto Velho 26/27.07.08






Mais de 50 pessoas (adultos, muitos jovens, casais e famílias inteiras) participaram do encontro final de formação em Porto Velho com o título "Sejam uma família". Além dos 14 viajantes do PA08 chegaram 7 jovens de Humaitá - AM e algumas pessoas de Ji-Paraná - RO. Foram aprofundados 3 temas: "Jesus no Meio", "Espiritualidade Coletiva" e "Jesus Abandonado", além da viver cada dia uma "Palavra de Vida" especial. Um grande presente foi o DVD sobre os últimos momentos de Chiara entre nós com o documentário "Chiara chegou" que emocionou bastante. Realizamos duas sessões de estudos em grupos sobre os temas tratados e assistimos a um entrevista a Chiara sobre vários assuntos da sua vida e da sua espiritualidade "Face a face". Muitas eram as experiênicas partilhadas pelos presentes, sobretudo pelos viajantes que deram um forte testemunho sobre a vida concreta.
Um presente muito especial era a presença do bispo de Porto Velho, Dom Moacyr, que celebrou a missa final na tarde de domingo conosco e nos encorajou bastante com as suas palavras. Em fim foi a despedida dos viajantes que na maioria voltaram ainda na mesma noite para as suas cidades no Brasil fora de Rondônia. Realmente se criou uma verdadeira família entre nós, fruto de uma grande presença de Jesus no meio.





Alinhar ao centro

Porto Velho - Depoimento final dos jovens de Humaitá
















sábado, 26 de julho de 2008

Encorajamento de Maringá - PR

Caríssimos;
É com muita alegria que recebo notícias do Projeto Amazônia 2008. Participamos do primeiro, eu e minha esposa, a Inês, e compreendemos o quanto DEUS pede a cada um "aquele sim", incondicional, para que tudo se realize conforme Sua vontade . A unidade construida é muito forte e propaga-se rapidamente, construindo um mundo novo por onde passa. É como se pudéssemos "pintar" o mundo com cores novas. Onde se fazem presentes os "enviados", ali se constroi uma nova realidade. É a luz, que colocada sobre a "mesa", ilumina e irradia. Vivam com plenitude este momento e ele se eternizará em vossos corações. Toda unidade, sempre;
Nivaldo & Inês, Maringá-PR

Notícias de Pimenta Bueno - Sul RO



Oi gente...Tudo bem?
Também nós, Shandra de Brasília e Maria do Paraná, estamos nesta corrida da unidade, aproveitando todas as oportunidades para lançar o Ideal aqui em Pimenta Bueno.
No domingo pela manhã já visitamos uma comunidade, e falamos durante a celebração e lançamos o convite para a P. de Vida, apresentando também o Projeto. Em seguida fomos convidadas pelo Frei João e participar das orações de exéquias de duas pessoas da comunidade que morreram num acidente.
À tarde tivemos a P. de Vida, com a participação de umas 15 pessoas e a partir daí recebemos outros convites para a semana.
À noite visitamos outras duas comunidades e nos dirigimos a elas também apresentando o Projeto e o motivo pelo qual estávamos aqui. Na segunda feira continuamos nossas visitas e à noite fomos a outra comunidade para a Santa Missa, falamos para a comunidade e fomos nos encontrar com o Frei em sua casa.
Terça feira pela manhã fizemos visitas pessoais e com cada um procuramos fazer família e pela tarde visitamos um grande grupo de idosos coordenado por uma aderente e alí pudemos falar de nossa experiência apresentando a Palavra de Vida e o Dado do Amor. No final jogamos o Dado e participamos também de sua alegria na dança, nos bate-papos, ouvindo seus problemas, comendo com eles. No final nos agradeceram muito, pedindo que voltássemos.
À noite a Shandra se encontrou com alguns jovens e a Maria participou de uma belíssima vivência de uma família da comunidade. Como eles se encontram toda terça feira para rezar, nos pedriram para dirigir a oração. Apresentamos a Palavra de Vida e a Arte de Amar, com o Dado. Foi um momento muito especial. Assim, seguem nossas experiências.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Porto Velho - Visitando uma Escola Rural


Hoje visitamos a Escola Rural Bohemundo Alvares Afonso, que fica em um bairro distante do centro de Porto Velho. Fomos dispostos a doar-lhes nosso bem mais precioso: Jesus em Meio. E para isso, buscamos intensificá-lo na medida em que chegavámos ao local. Fomos cantando, envolvendo também os adultos que estavam conosco. Ao chegarmos, nos deparamos com uma situação de Jesus Abandonado, já que ali estudam crianças de 1ª a 5ª série, que se dividem em duas salas, numa estrutura bem precária.



Mesmo se não podíamos fazer nada de “concreto” para modificar aquela difícil situação, procuramos amenizá-la dando o melhor de nós, fazendo brincadeiras, cantando e conversando com eles, enfim, fazendo com que eles se sentissem amados .

Com ajuda de um casal de Famílias Novas, foi realizada para as crianças – e alguns pais que estavam presentes- uma palestra sobre “Preservação do meio ambiente”, já que nesta época do ano é um período em que ocorrem muitas queimadas.


No fim da manhã, todos estavam cansados, porém, muito felizes.

Na parte da tarde estamos nos preparando para o tão esperado luau, as cabeças estão fervilhando com tantas boas idéias, os talentos estão despontando... Sem dúvida à noite teremos um super espetáculo, fruto de Jesus em meio, que dá plena alegria.

Porto Velho - "Vinde a mim as criancinhas"










Com muita alegria, recebemos as crianças para um dia de convivência. No empenho de amar cada criança, cantávamos e fazíamos muitas brincadeiras. As crianças ficavam bem felizes e realmente era um momento de Jesus em Meio que pudemos construir ali com elas. Eram 7 crianças, e os adolescentes estavam ajudando. A palavra de vida desse mês foi apresentada a eles, em forma de desenhos animados e também o dado do amor.

Estar com crianças era viver aquela frase do Evangelho, que Jesus dizia "Vinde a mim as crianças, pois delas é o Reino dos Céus".

Humaitá - Visita ao "Paraíso" ...






Na quarta-feira visitamos os projetos sociais das paróquias, na parte da manhã; visitamos uma chácara, na hora do almoço (onde alguns puderam nadar e andar de canôa); e, de tarde, visitamos a família de um dos jovens da pastoral.
Foram todos os momentos belíssimos! Na casa do Jovem, descobrimos que ele possuia vários talentos, os quais foram colocados em prática durante o encontro na parte da noite. Até mesmo aqueles da comunidade ficaram surpreendidos.







Na quinta, a surpresa foi ainda maior: fomos visitar uma comunidade ribeirinha (que só tem acesso por meio de barcos). Quase 1 hora subindo o Rio Madeira chegamos ao Paraíso (nome da comunidade).
Juntamente com as 2 missionárias, fomos de casa em casa para rezar e abençoar os lares. Em cada local eram experiências marcadas, principalmente, por simplicidade, fé, doenças, famílias...
Ver o espírito de família que nas grandes cidades parece ter desaparecido, nos fez lembrar mais e mais do “Sermos uma Família”, herança de Chiara Lubich para todos nós. Mais do que isso: fez concretizar esse legado.
Não dava para entender se as crianças haviam nos encantado ou nós à elas. Era uma festa!
Depois do almoço, o calor nos convidava para entrar na água. Foram saltos e mais saltos que repuseram as nossas energias para a Santa Missa com quase todos da comunidade. Na hora da homilia, falamos da Arte de Amar e vimos a aprovação dos ribeirinhos.
Saindo do Paraíso e voltamos para Humaitá com o nosso barqueiro Piaçoca. No encontro com os jovens o assunto foi a Palavra. Mas foi diferente dessa vez: não falamos nada, o tempo todo foram deles as experiências. Só fizemos o encerramento, no final, convidando à todos para o encontro em Porto Velho.
Uma coisa nos assustava, pois ninguém podia ir por causa das condições financeiras. Mas recebemos uma providência, A Providência: o irmão do Bispo, mesmo sem saber falar português (e por isso não entendia nada do que acontecia), sentiu a situação e resolveu ajudar.
Ainda não sabemos quantos irão, mas temos a certeza de que todos estarão lá, mesmo que seja nos nossos corações. A segunda certeza é que deixamos um pedaço do nosso coração em Humaitá, deixamos mais que amigos: deixamos uma família.




De volta a Humaitá (a direita o irmão do bispo, Pe. Norbert)

Último encontro noturno com os jovens na praça
No rádio durante o programa da diocese entrevista com Erikson, Teresa e Carlos


Despedida do bispo, Dom Francisco Merkel