sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Respostas para um Boletim de uma ONG:

.
Quais as principais dificuldades enfrentadas antes da concretização do projeto?

- Certamente as distâncias enormes para se encontrar e acompanhar as comunidades; a divulgação do PA08 e a dificuldade de comunicação com as comunidades que receberiam o "PA08". Mas a maior dificuldade é aquela de fazer frente ao alto custo das passagens e outras despesas relativas ao PA08. Esta dificuldade, principalmente este ano em que aumentaram muito as passagens aéreas, "freiava" o entusiasmo de algumas pessoas. Qualquer ajuda recebida foi portanto, uma valiosíssima contribuição a realização do PA08. Difícil também era a coordenação deste projeto, que é bastante complexo, por ser atuado em 6 lugares contemporaneamente distantes até mesmo 2.500 km e por lidar com 70 viajantes (missionários) de todas as regiões do Brasil.



Quais os benefícios que obtiveram após a realização do projeto?
-
Crescimento do zelo apostólico e missionário em todos os participantes, sejam os viajantes que aqueles das comunidades visitadas.
- Um conhecimento profundo e recíproco de respeito e amor entre as pessoas que participaram.
- As comunidades locais, tendo recebido "uma injeção de vinho novo", sentem o desejo de crescer na vida sacramental e de alicerçar os relacionamentos no amor mútuo que gera a presença de Cristo entre os cristãos.
- As comunidades locais do Movimento revigoradas, se propõem a dar continuidade a este trabalho de evangelização recebendo períodica ajuda dos Focolares de Manaus, Belém e Benevides (comunidades de consagrados/as e de centros de formação).

Palavra para os leitores e benfeitores:
- Gratidão e que Jesus os faça receber centuplicado o dom que generosamente fizeram à sua Igreja na Amazônia.
- O Projeto Amazônia é muito mais que só este mutirão de 15 dias nas diferentes lugares da imensa região amazônica. Quer ser uma expressão do "olhar amoroso de toda a Igreja Católica" que está no Brasil e no mundo a esta região tão sofrida, disputada por conflitos e interesses e no mesmo tempo, rica de calor humano, de valores culturais e religiosos. O PA08 se insere perfeitamente nesta linha de fazer crescer entre as pessoas de boa vontade na Amazônia a "comunhão" e a "fraternidade universal" em base do Evangelho e na vivencia do "amor recíproco". Mas não todos podem deslocar-se e enfrentar as dificuldades das viagens. Vocês, leitores e benfeitores, com a sua generosidade material e sobretudo com a sua presença espiritual nas suas orações, "viajaram" conosco para construir juntos com os nossos irmãos e irmãs na Amazônia o "Reino de Deus", a Igreja e o "sonho de Jesus" de um "Mundo Unido" (João 17,21.22).

.
Muitíssimo obrigado.


.

Nenhum comentário: