quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Experiência pessoal do PA08




De: Maria Berenice Lemos Carneiro Albuquerque, Garanhuns - PE

(na foto com toda a sua família)



Em 23.06.2008 recebemos um convite através de uma ligação do Nuldi para participar do Projeto Amazônia do Movimento dos Focolares (Missão). Por mais que nos esforçassimos, não sabiamos como seria. Em um determinado momento, fiquei sabendo que o local seria Curupaití- Pará. Comunidade muito simples, sem internet, etc. Lembrei que eu não precisaria de nada, tudo Deus iria fazer chegar. E fui com o desejo de amar e de me doar. E assim aconteceu. Deus não se deixa vencer em generosidade e nada nos faltou. Uma experiência de alegria e dor. Em determinados momentos sentia o desejo de ir a Capela que era no mesmo local onde estávamos trabalhando todos os dias. Vinha o desejo de colocar Jesus nos braços e acalentá-lo de tanto sofrimento que ele passava na presença, no corpo dos seus próprios filhos. Outros momentos era só o próprio ressucitado, alegria, luz, plenitude, etc.
Pude experimentar a palavra ser dita e concretizada, Evangelho vivido na prática, sem meias medidas, forte e radical como é o nosso Deus.
Um povo que não tinha nada e tudo dava. As visitas as casas me colocavam só no essencial. Pessoas que precisavam de tantas coisas e tinham um sorriso nos lábios, uma esperança nos olhos e uma fé que era inabalável. Só um grande pai pode dar tanto consolo a essa gente!
Entrando em casas que as vezes nem cadeira tinha, pude me fazer um, rezar, sorrir, chorar, amar, brincar com aquelas famílias, aquelas crianças, aqueles doentes.
A noite nos encontrávamos para fazer um momento de partilha e aqui era muito belo. A riqueza do dia vivido por cada missionário nos completava e nos dava força para o próximo dia de visitas. Momentos de grandes relatos das experiências como por exemplo: Em uma visita, não se tinha nada na casa para comer. A missionária pediu alí a Deus "Jesus, manda comida para esses filhos que são teus", pouco tempo depois chega uma senhora que havia sido visitada por esta missionária levando de presente para a mesma alguns peixes. Ela agradeceu e quando a pessoa saiu, disse: "Fique com esses peixes para o seu almoço". Estava muito feliz em poder ajudar, mas, para ser sincera, contava ela para o grupo a noite, "fiquei com água na boca para provar do peixe de água doce do Pará". Quando chega para almoçar com o grupo, pela primeira vez era "PEIXE" , uma bela caldeirada. Alí ela disse: "Pude viver o dai e vos será dado".
E assim muitas e muitas experiências da Palavra encarnada.
Agradeço a Deus esta oportunidade de junto com minha família poder parar toda a minha, a nossa vida pessoal para estar a serviço do outro e cada vez mais vejo que vale a pena, porque isso realmente nos trás alegria.

Nenhum comentário: