sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Impressões pessoais do Rio sobre a participação no PA08 em Porto Velho



Rio de Janeiro, 03.08.08

Caríssimos,

Conforme combinado, envio abaixo breve resumo com as principais impressões da vivência em Porto Velho de 18 a 27 de agosto.
  • Foram 10 dias intensos. Tive que exercitar o amor constantemente. Me desinstalar e construir unidade com os demais visitantes, bem como com a comunidade local.

  • Fomos recebidos com grande acolhimento. A comunidade local é muito hospitaleira e aparenta ter forte união e gosta de festejar e de estarem juntos.

  • Enraizamento, aprofundamento e formação parecem ser aspectos importantes a serem mais desenvolvidos. Oportunidades de participação em encontros de aprofundamento são muito frutuosas e bem recebidas.

  • O encontro de encerramento foi muito tocante e um coroamento do período de graças que vivemos. A participação dos jovens de Humaitá foi um dos destaques.

  • Parece-me importante que a nossa comunidade de Porto Velho assume a ''paternidade" sobre o "semente lançado" na comunidade de Humaitá. Outra sugestão seria a "adoção" pelos gen e jovens de Porto Velho da Escola Rural que visitamos. Ambas iniciativas seriam boas formas de "doar-se e sair de si".

  • Finalmente, devo dizer que em pouquíssimo tempo conseguimos atingir uma grande unidade e parecíamos uma família. Visto que inicialmente eu só conhecia a gen do mesmo estado e que de forma geral os participantes não se conheciam, operou-se um milagre, que só pode mesmo ser explicado pela presença de Jesus construída em nosso meio. Foi realmente uma experiência marcante para mim.

Otávio Sertã (Rio de Janeiro)

Nenhum comentário: