quinta-feira, 31 de julho de 2008

2ª Edição do Projeto Amazônia em Santarém - Pará


No período de 17 a 27 Santarém recebeu 13 integrantes do Movimento dos Focolares, vindos de Belém, Manaus e Castanhal, que juntos com a comunidade local desenvolveram várias atividades como: retiro de formação para os coordenadores, visitas nas paróquias e movimentos eclesiais, divulgação na imprensa católica e encontros para adolescentes, jovens e adultos. Foram dias plenos de alegria e comunhão em clima de família sobrenatural.


Dia de retiro - Todos cantam, fazem reflexão sobre o tema JESUS EM MEIO e dividem as equipes para os dias
de trabalho que se seguirão


Os adolescentes em contato direto com a natureza
O encontro para adolescentes aconteceu dia 22 na maravilhosa Escola da Floresta, local de reserva ambiental administrado pela Secretaria Municipal de Educação, situado em Alter do Chão, onde participaram cerca de 30 adolescentes para um dia de atividades. O programa consistiu de: caminhada educacional através de trilhas ecológicas, dinâmicas de grupos – canções, palestras e oficinas artísticas – tendo como temática a Regra de Ouro Não fazer aos outros aquilo que você gostaria que não fosse feito à você.



Entrada da Escola da Floresta......................................Uma das trilhas



Dinâmica para se conhecerem............................... . D Dança

..

Oficina de música................................................Salão ecológico

Foi um dia diferente, pois além de conhecer novos amigos, pude colocar em prática a Regra de Ouro, conforme declarou um dos adolescentes.


Encontro de conclusão

De 25 a 27 no Centro de Formação Emaús, pertencente a Diocese, aconteceu o encontro de conclusão do Projeto Amazônia com a participação de cerca de 90 pessoas, aprofundando o tema sejam uma família. A programação foi composta com a exibição de vídeos, palestras e temas como: o Amor recíproco, A família no pensamento de Deus, reflexões para a vivência diária da Palavra, reuniões de grupos para a troca de experiências, atividades culturais e recreativas.


A chegada.........................................................O Centro de Formação Emaús

Reunião de grupo................................................Experiências de vida


Jogos ao ar livre.................................................Noite cultural - os dons de cada grupo

O encontro foi todo envolvido pelo clima especial de reciprocidade como se pode constatar na impressão de um dos participantes: “....a convivência com gente de diferentes pensamentos, temperamentos, virtudes e defeitos ajuda as pessoas a perceberem e superar alguns preconceitos. A troca de informações e experiências de cada um propõe uma nova maneira de viver......posso dizer que minha presença nesse encontro não foi em vão. Aproveitei cada momento seja nas conversas na hora do almoço, nos belos cantos da missa, no zelo e respeito pelo próximo. O amor é construído no dia-a-dia e requer esforço, mas nada que seja impossível. Agradeço ao Movimento dos Focolares pela transformação que em mim vive agora!”

Nenhum comentário: